sábado, 25 de maio de 2013

CASOS DE DIARRÉIA ASSUSTAM A POPULAÇÃO DE ALGUNS MUNICÍPIOS

Hospitais de alguns municípios ficaram sobrecarregados durante esta semana com um grande número de casos de diarréia na população. As cidades de Arcoverde, Águas Belas, Bom Conselho, Garanhuns, Iati, Itaíba, Palmeira dos Índios Paranatama... depararam-se durante esta semana com um grande número de casos de diarréia. Em muitos casos, famílias inteiras chegaram aos Hospitais Municipais destes municípios com bastante diarréia, vômito, dores de cabeça, enjôo.

Segundo informações de moradores destes municípios, a causa mais provável seria o aumento no número de moscas após as chuvas dos últimos dias. Em alguns casos a população queixa-se da água, pois em muitos casos a população utilizou-se de água sem tratamento coletadas diretamente da chuva por intermédio de reservatórios que ficavam nas bicas das casas. Os médicos de plantão nos hospitais juntamente com os que prestam serviços nos postos de saúde suspeitam que uma virose está instalada na região pois, os sintomas são bem característicos.

No caso de Iati, a Secretaria de Saúde tomou algumas providências para investigar os casos de diarréia, onde a equipe técnica da Secretaria reuniu-se para planejamento estratégico acerca do problema.

O Secretário de Saúde buscou apoio da V Regional de Saúde solicitando SWAB Retal para coleta de material junto aos pacientes, sendo encaminhados ao LACEN em Recife na próxima terça-feira onde será analisado se a diarréia é transmitida por bactérias presentes na água, ou seja, se são doenças de veiculação hídrica. Providenciou-se também a aquisição de 70 (setenta) caixas de Hipoclorito de Sódio para distribuição com a população a partir da próxima segunda-feira pelos agentes de saúde, onde a população será orientada como utilizar o produto na água de consumo e na higienização dos alimentos.

Providenciou-se também pastilhas de cloro para serem colocadas nos caminhões-pipas que trafegam no município, onde a cada carrada de água, os motoristas tem de colocar uma pastilha no tanque para que a água fique clorada, já que são oriundas de reservatórios não tratados. Ao mesmo tempo serão ministradas durante esta semana, palestras nas escolas municipais e estadual sobre higiene dos alimentos e higiene pessoal e sobre o uso correto da água de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário