segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE IATI FAZ ADESÃO AO PROGRAMA QUALIFAR-SUS


Estruturar a Atenção Básica em Saúde (Atenção Primária em Saúde) no município de Iati-PE é uma das estratégias governamentais e estruturante da Gestão do Prefeito JORGE DE MELO ELIAS.

Com essa tarefa, a Secretaria de Saúde do município visa sempre a busca por mais recursos financeiros, elaborando projetos, aderindo a programas nacionais e estaduais de saúde que visem o benefício de toda a população iatiense com oferta de serviços, equipamentos e insumos que proporcionem a promoção de uma saúde pública municipal cada vez mais eficaz. Dessa maneira, o Secretário de Saúde EVALDO TEIXEIRA DE ARAUJO assinou termo de compromisso e adesão ao Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde(QUALIFAR-SUS).

Esse programa tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando a uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada em Iati-PE.

"com isso, buscaremos promover condições favoráveis para a estruturação dos serviços farmacêuticos no Sistema de Saúde Municipal como estratégia de qualificação do acesso aos medicamentos e da gestão do cuidado", enfatiza o Prefeito do Município.

Essas ações irão contribuir para garantir e ampliar o acesso da população a medicamentos eficazes, seguros, de qualidade e o seu uso racional visando a integralidade do cuidado, resolutividade e o monitoramento dos resultados terapêuticos desejados.

"Essa ação programática só vem a corroborar o nosso Planejamento Estratégico de Gestão, com a implantação da Central de Assistência Farmacêutica - CAF, um local adequado para o armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e insumos, que irão abastecer todas as Unidades de Saúde municipais, à exemplo dos PSF's e a Unidade Mista Nossa Senhora da Conceição", complementa o Secretário de Saúde.

Além de local de armazenamento, a CAF também receberá a população, em ambientes aconchegantes e modernos, dentro das qualificações técnicas exigidas pelo Ministério da Saúde, onde será feita a dispensação de antibióticos e psicotrópicos mediante cadastramento de pacientes e atendimento de farmacêutica devidamente habilitada para o Serviço de Atendimento Diagnóstico-Terapêutico.

Com os recursos financeiros garantidos pelo Ministério da Saúde para o mês de outubro, o Secretário de Saúde já está tomando todas as providências necessárias para a entrega desse novo serviço de saúde a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário